quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O oficial de mais alta patente a desertar do Bloco Soviético: ‘A Rússia hoje é a primeira ditadura de um serviço de inteligência da História’



 
O presidente russo Vladimir Putin, ex-oficial da KGB. (Getty Images)



[Nota prévia do Tradutor: Os links presentes no texto são do original em inglês e remete às páginas que anteriormente destinavam. Ao longo da semana pretendo traduzir também as páginas linkadas mais importante, principalmente a entrevista completa do Tenente-General Pacepa e a resenha de seu novo livro. Aguardem.]


Para aqueles que pensam que as cerimônias de abertura em Sochi foram apenas um aceno ao passado comunista totalitário da Rússia, reflitam novamente.

De acordo com o Tenente-General romeno Ion Pacepa, o oficial de inteligência de mais alta patente à desertar do bloco Soviético, “A Rússia hoje vive a primeira ditadura de um serviço secreto de inteligência na história”.

E mais:

“A própria noção de que a União Soviética foi derrotada é, ela mesma, desinformação. A União Soviética mudou seu nome, abandonou a fachada de Marxismo, mas continuou a mesma samoderzhaviye, a histórica forma russa de autocracia na qual o Czar governava o país com auxílio da sua polícia política... Durante a União Soviética, a KGB era um estado dentro de um estado. Agora a KGB é o estado.”

Pacepa fez os comentários durante uma longa e explosiva entrevista para a Blaze Books, conduzida por e-mail, sobre o último livro do ex-oficial romeno de inteligência: “Desinformation” (Desinformação, em tradução livre. Confira aqui a resenha em inglês), revelando como a União Soviética empregava a estratégia para minar a liberdade, atacar a religião e promover o terrorismo ao redor do mundo.

O Ten. Gen. Pacepa prossegue em argumentar que os oficiais de Inteligência efetivamente controlam a Rússia, destacando: “Mais de 6,000 ex-oficiais da KGB governam a Rússica em governos locais e no governo Federal. A União Soviética tinha um oficial da KGB para cada 428 cidadãos. Em 2004, a Rússia contava com um oficial da FSB para cada 297 cidadãos”.

Enquanto outros já tenham dito coisas semelhantes no passado, alguns pagando com suas vidas, tal observação vindo de um homem da envergadura de Pacepa faz-se notar em meio a Jogos Olímpicos destinados a refletir o ressurgimento da Rússia após a queda da União Soviética, no qual a NBC tem sido criticada por sua cobertura sem julgamento do passado do país.
 
Pacepa, que é também autor do livro de 1990, “Red Horizons” (Horizontes Vermelhos, em tradução livre), expondo a corrupção e a violência do regime do presidente romeno Nicolae Ceausescu, desertou para os Estados Unidos em 1978 e recebeu asilo político do presidente Jimmy Carter. Ele possui uma ameaça de morte sobre sua cabeça desde então, e vive escondido, enquanto continua escrevendosobre a Rússia e o socialismo em geral.

Confiram a entrevista completa com o Ten. Gen. Pacepa, no qual ele discute tópicos que vão da relação da KGB com o Antissemitismo e com o terrorismo islãmico, a campanha para reafirmar o Papa Pio XII como “O papa de Hitler”, as impressões de Pacepa sobre o Presidente Barack Obama, suas opiniões sobre o envolvimento da Russia com o atentado à bomba em Boston e muito mais.


Fonte:  The Blake (em Inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário